Novidades e histórias da OCAS
Revista Ocas“ utiliza aplicativo em celular como nova ferramenta de vendas nas ruas
Projeto piloto busca parceiros para ampliação
Daniel Gomes da Silva, o Seu Daniel, é, há 9 anos, vendedor da Revista Ocas“, publicação da Organização Civil de Ação Social (OCAS), voltada a pessoas adultas em situação de risco social. Daniel leva uma vida tranquila no Jardim Samara, distrito de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo. Acorda às 4h todos os dias, prepara um chá e vai assistir televisão. Às 6h30, se arruma e vai para a sede da Ocas , no Brás, onde compra as revistas que irá vender.
Há três meses, os leitores da revista que costumam comprá-la no vão livre do MASP ou, aos sábados, na Praça Benedito Calixto – pontos de vendas do Seu Daniel, se depararam com uma novidade: a possibilidade de pagamento por cartão de crédito. A alternativa deve-se a um projeto piloto da organização, que criou a alternativa do pagamento através do aplicativo da empresa Pag Seguro, instalado num celular compatível com a tecnologia. No caso, o celular do próprio vendedor. Seu Daniel é o primeiro vendedor a testar o sistema de pagamento.
O uso da tecnologia aumentou consideravelmente o faturamento de Seu Daniel. Suas vendas, que se dividem entre a Revista Ocas“ (R$ 5,00) e o livro Ecos da Ocas“: a história da revista que promove transformação social(R$ 19,90), aumentaram em 15%. “Muitas vezes eu deixava de vender por não oferecer outros formas de pagamento, principalmente o livro, que é mais caro. Este mês, vendi 23 livros pelo aplicativo. Agora o cliente faz a compra e eu não perco a venda“, diz contente.
Após a bem-sucedida experiência, a organização procura parceiros dispostos a investir e apoiar o projeto, sejam com recursos ou com a doação de smartphones. Interessados podem entrar em contato com a organização pelo tel. (11) 3208-6169 ou e-mail ocas@ocas.org.br.
